Fale conosco
Deixe-nos uma mensagem
Em ato simbólico, representantes das entidades estiveram em frente ao MPPA, na última sexta-feira e estenderam uma faixa em solidariedade e cobrando melhores condições de trabalho.
Na última sexta feira, 19, representantes da diretoria colegiada do SISEMPPA e da FENAMP, estenderam em frente a sede do MPPA, uma faixa em ato simbólico às vítimas de assédio do MPSPsobre a falta de condições de trabalho que tem levado ao adoecimento de parte da categoria. A perda de vida de dois colegas acendeu novo alerta sobre o tema e levou os servidores do MPSP a organizarem um ato, na última quinta-feira (18), em frente à sede do MPSP.
Eles reivindicaram: 1) Criação de comissão de assédio moral e sexual com participação ativa de servidores; 2) Disponibilização de psicólogos e rede de atendimento aos servidores; 3) Revogação dos instrumentos abusivos de avaliação dos servidores; 4) Instituição de ouvidoria de assédio moral e sexual.
Em nota, a Federação Nacional dos Trabalhadores dos Ministérios Públicos Estaduais - FENAMP afirma que há anos alerta sobre "a necessidade de atentar para a questão da saúde mental de membros e servidores do Ministério Público. A pesquisa divulgada pelo CNMP, ainda em 2021, apontou que 85% da instituição estava em risco de adoecimento mental e nos demonstrou a máxima urgência do tema." Em outro trecho da nota da entidade destaca ainda que "estamos diante de uma emergência de saúde dentro do Ministério Público Brasileiro e as instituições e entidades a ele relacionadas precisam agir para conter e mudar uma situação onde 6,7% da instituição apresentou ideação suicida em uma pesquisa sobre saúde mental." (Leia na íntegra a nota da FENAMP)
O SISEMPPA reitera que acredita que nosso ambiente de trabalho não pode e não deve ser espaço de adoecimento e essa lamentável fatalidade envolvendo dois colegas do MPSP precisa sinalizar a emergência de iniciativas de proteção à saúde mental dos servidores em âmbito nacional.
Os servidores do MPSP estão fazendo uma petição de apoio, assine!
Deixe-nos uma mensagem